Novena de Santo Expedito

Primeiro dia
Glorioso Santo Expedito, venho implorar vosso socorro para obter de Deus, por vossa intercessão, as graças que solicito da misericordiosa bondade divina. Admiro vossa dedicação e fidelidade ao dever de estado. Pela maneira pela qual desempenhastes vossos deveres de soldado e de chefe, ensinastes a todos que não há qualquer estado de vida em que não possamos santificar-nos. Basta para isso cumprir cristãmente todas as obrigações.
Obtende-me, pois, pelos méritos que adquiristes diante de Deus no cumprimento destes deveres, a graça de cumprir eu também, fielmente, os do meu próprio estado, sem jamais me lastimar nem me desencorajar.
Obtende-me, além disso, as graças que solicito do céu durante esta novena. Amém.
3 Pais-Nossos – 3 Ave-Marias – 3 Glória ao Pai – Ladainha de Santo Expedito

Segundo Dia
Glorioso Santo Expedito, eu admiro em vós a presteza com que em qualquer ocasião partíeis para o cumprimento de vosso dever.
Por isso, fostes o modelo da generosidade e do zelo com que devemos dedicar-nos ao trabalho, muito especialmente ao de nossa santificação. Pelos méritos que adquiristes deste modo, vinde em auxílio de minha tibieza na prática da virtude, a fim de que eu me separe sempre mais completamente dos laços que me ligam ainda ao pecado e a fim de que eu possa dar-me mais inteiramente ao serviço de Deus e do próximo com generosa presteza. Obtende-me, além disso, as graças que solicito do céu durante esta novena. Amém.
3 Pais-Nossos – 3 Ave-Marias – 3 Glória ao Pai – Ladainha de Santo Expedito

Terceiro Dia
Glorioso Santo Expedito, vós fostes, por vossa vida e vossa morte, um modelo de fé ardente e generosa. Nada podia, com efeito, deter vosso ardor na fé. Foi ela, que vos valeu a palma do martírio. Que lição para mim que vivo muitas vezes na indiferença e na tibieza, me recusando a prática da virtude e ao cumprimento do dever por respeito humano ou medo do esforço! Obtende-me, então, a graça de enfim vencer minha tibieza ou minha negligencia e de agir de agora em diante como cristão(ã) que não se envergonha de sua fé, mas que dela vive plenamente. Obtende-me, além disso, as graças que solicito do céu durante esta novena. Amém.
3 Pais-Nossos – 3 Ave-Marias – 3 Glória ao Pai – Ladainha de Santo Expedito

Quarto dia
Glorioso Santo Expedito, não fostes jamais poupado da provação e do sofrimento. Mas soubestes aceitá-los com coragem e confiança. E afim de assemelhar-vos mais ao divino crucificado, não vos recusastes a verter vosso sangue por ele. Como estou longe de imitar-vos! Diante das menores provações e dificuldades cotidianas, lamento-me, gemo e, às vezes, revolto-me, em vez de aceitá-las filialmente como vindas da Divina Providência. Ensina-me, pois, a jamais me lamentar, mas antes de aceitar generosamente, em expiação de minhas faltas, todas as cruzes que me reserva da Divina Providência. Obtende-me, além disso, as graças que solicito do céu durante esta novena. Amém.
3 Pais-Nossos – 3 Ave-Marias – 3 Glória ao Pai – Ladainha de Santo Expedito

Quinto dia
Glorioso Santo Expedito, vossa bravura diante do perigo igualava vossa coragem diante da tentação. Sem deter-vos jamais, vós a rejeitáveis com prontidão e firmeza. Foi isto que vos permitiu viver a vida tão cheia de ciladas dos acampamentos, sem jamais desviar-vos do dever. Não ocorre assim comigo: muito freqüentemente, me detenho e discuto com a tentação; às vezes até me deleito com ela. Por vossa poderosa intercessão, afastai de mim os perigos que me cercam e obtende-me a graça de resistir a todas as seduções perniciosas e de guardar sempre em mim uma virtude intacta e vigilante. Obtende-me, além disso, as graças que solicito do céu durante esta novena. Amém.
3 Pais-Nossos – 3 Ave-Marias – 3 Glória ao Pai – Ladainha de Santo Expedito

Sexto dia
Glorioso Santo Expedito, se, durante a vida e diante da morte, praticastes as virtudes mais generosas, é por que estáveis animado de um amor ardente por Deus. Aliás, vós lhe destes a maior prova disso, aquela mesma que Nosso Senhor indica em seu Evangelho e que consiste em lhe dar a vida. Ah! Como estou longe de tal amor, eu que caio muitas vezes no pecado e não sei mesmo deplorá-lo com sinceridade! Ensinai-me, pois, a amar a Deus de todo o coração e de todas as minhas forças, a fim de que eu o Sirva em tudo com amor e fidelidade. Obtende-me, além disso, as graças que solicito do céu durante esta novena. Amém.
3 Pais-Nossos – 3 Ave-Marias – 3 Glória ao Pai – Ladainha de Santo Expedito

Sétimo dia
Glorioso Santo Expedito, Vosso amor ao próximo andava em comunhão com vosso amor a Deus. Os companheiros de vida se tornaram vossos companheiros de martírio. Aliás, vos os amáveis como irmãos e por isso soubestes fazer deles perfeitos cristãos. Como deploro meu egoísmo, que me impede te ter por Deus e pelo próximo um zelo apostólico e desinteressado!
Ensinai-me, pois, a ver no próximo um irmão que devo amar como a mim mesmo, a fim de que eu possa fazer-lhe todo o bem que ele pode esperar de meu zelo generoso. Obtende-me, além disso, as graças que solicito do céu durante esta novena. Amém.
3 Pais-Nossos – 3 Ave-Marias – 3 Glória ao Pai – Ladainha de Santo Expedito

Oitavo dia
Glorioso Santo Expedito, a prontidão ao partir para o cumprimento de vosso dever valeu-nos o título de patrono das “causas urgentes” da parte dos fiéis, que logo recorreram à vossa poderosa intercessão. Obtende-me, pois, de Deus a graça de me guiar sem retardamento nem dilação ao cumprimento de meus deveres. Obtende-me, além disso, as graças que solicito do céu durante esta novena. Amém.
3 Pais-Nossos – 3 Ave-Marias – 3 Glória ao Pai – Ladainha de Santo Expedito

Nono dia
Glorioso Santo Expedito, vossa vida tão cheia de fé ardente e de caridade generosa não podia ser mais bem coroada que pelo martírio. Vós estáveis pronto para este gênero de morte. Como eu gostaria também de que a morte me encontrasse pronto! Vinde, portanto, em meu auxílio, a fim de que eu viva sempre mais santamente  e que assim me prepare para uma santa morte. Obtende-me a graça de aceitar o gênero de morte que me reserva a Divina Providência. E, enfim, obtende-me, além disso, as graças que solicito do céu durante esta novena. Amém.
3 Pais-Nossos – 3 Ave-Marias – 3 Glória ao Pai – Ladainha de Santo Expedito

 

 
     
     

voltar


Ver todos os Eventos


 
 
Copyright © 2012 Paróquia Santo Expedito do Sul. All Rights Reserved
Desenvolvido por Stúdio Web